sábado, 26 de novembro de 2011

Captadores de guitarra - electric guitar pickups - Parte 2

Como prometido, nesta segunda parte vou falar dos captadores Single Coil, ou seja, o captador com apenas uma bobina. A guitarra que, na minha opinião, melhor mostrou ao mundo seus timbres quentes e brilhantes foi a Fender Stratocaster. Nas guitarras Fender Stratocaster, a configuração S/S/S, que já foi explicitada no post anterior, normalmente existem 5 posições na chave seletora de captadores. Isso significa que podemos acionar os 3 captadores de 5 formas distintas. Com a chave seletora na posição 1, toda para a direita, para quem toca como destro, aciona-se somente o captador da ponte. Na posição 2, acionam-se 2 captadores, sendo o da ponte mais o captador do meio. Na posição 3 você aciona o captador do meio isoladamente. Na posição 4, os captadores do meio e o do braço passam a trabalhar juntos e, finalmente, na posição 5 somente o captador do braço fica em funcionamento. 

Ouça o som dos captadores Fender. O som é brilhante e cristalino. Para os amantes de guitarra, dá quase vontade de chorar, rs.



Uma das características dos Single Coil é o chiado, conhecido também como humming, principalmente quando se usa algum pedal de drive ou distorção. No post seguinte, falaremos dos captadores duplos que cortam este humming, e por isso, chamam-se humbuckers. Portanto, vamos seguir um raciocínio: se os captadores duplos eliminam o chiado, é bem possível que isso seja aplicável se acionarmos 2 captadores ao mesmo tempo numa Strato, certo? Sim, esta situação é possível. Lembrando que existem captadores com 2 bobinas no formato single, isto é, olhando de fora parece um captador simples, mas por dentro ele é um humbucker.

Grande abraço e até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário