terça-feira, 30 de agosto de 2011

futebol brasileiro: nosso orgulho. Já foi o tempo...

"A minha única paixão no futebol hoje é o meu clube de coração. O glorioso Sport Club Corinthians Paulista. Pela seleção brasileira não mais torcerei, nem contra nem a favor."

Se notarem, escrevi o título deste post - futebol brasileiro - em minúsculas. Já explico o porquê. Estive na Granja Comary. Esse nome deve ser familiar para você, pois é lá que a seleção brasileira de futebol treina, quando está se preparando para algum jogo ou torneio. Falando da seleção brasileira, quero traçar um paralelo dela com um sentimento coletivo - e me incluo na massa - de que muitas coisas não têm mais jeito porque está todo mundo pensando só em dinheiro. O condomínio de luxo onde está situado o centro de treinamento da seleção brasileira já diz tudo. Eu sempre fico me perguntando: como foi adquirido o terreno? quanto foi pago por ele? e qual a procedência do recurso financeiro? quem banca a manutenção disso?

 logo da confederação brasileira de futebol

 o futebol da seleção e dos clubes brasileiros está igual a bandeirinha 
de escanteio desta foto: caidinho!

 A Granja Comary está em plena Serra dos Orgãos no 
Rio de Janeiro, na cidade de Teresópolis.

 Esse é o chamado "Dedo de Deus". 
Nem Deus está dando jeito no nosso futebol...

Para completar, a seleção brasileira de futebol é minúscula porque tem dirigentes minúsculos e tem deixado o esporte bretão no Brasil à míngua. Isto é, a seleção canarinho vive a era da fartura, esbanja propriedades, super patrocinadores, mas futebol pífio. No fim, isso tudo é para que mafiosos possam ostentar poder, a exemplo do ricardo teixeira (em minúsculas também). Desde a Copa de 2002, quando fomos penta - naquela época estava em campo o maior jogador que a minha geração viu jogar - o futebol de maneira geral tem passado por um período de qualidade muito aquém do que já foi um dia. Parece mesmo, que até o futebol, nossa maior expressão, estamos conseguindo avacalhar. Uma pena. Até o próximo post.

Lembre como foram os gols de Ronaldo Fenômeno no pentacampeonato em 2002: