quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

A saga da "Certidão de valor venal por m²"...


Galera, não desejo isso para ninguém... Segue o relato de uma aventura que durou 6 horas e meia no dia de hoje, 08 de dezembro de 2011. Foi todo esse tempo entre entender o que estava acontecendo, ir até o cartório ver se minha matrícula de imóvel estava atualizada, preencher uma requisição, pagar uma taxa no banco, tirar cópia de tudo e entregar na prefeitura. Prometeram me entregar a papelada em 10 dias úteis...

Tudo começa nessa história quando me dou conta que o meu IPTU está com endereço diferente da matrícula do imóvel! Adivinhem, precisei ir até a prefeitura de Suzano para conseguir um protocolo... Perdi 6 horas e meia da minha vida...

Parte 1 – Sou o síndico do condomínio onde moro e fui atrás do motivo pelo qual o IPTU das unidades estão com o endereço no espelho de IPTU diferente do endereço de correspondência.

Parte 2 – Na Secretaria da Receita (não é a Receita Federal), eles me deram uma lista com 5 documentos muito “fáceis” de se arrumar. Todo mundo deve ter isso na gaveta de casa.

1 – Matrícula do CRI atualizada
2 – Planta do condomínio
3 – Memorial de cálculo
4 – Alvará de ocupação (Ocupe-se) – que porra é Ocupe-se???

Parte 3 – Me dirijo até o prédio da Receita da cidade e lá, tem um funcionário novo. O nome dele é Itamar. Este rapaz me disse que eu teria de fazer um requerimento para emitir uma certidão. Eu perguntei: “como eu faço isso?”.  Ele me disse: “tem que ver se alguém já tem um protocolo... Imagine aqueles balõezinhos na minha cabeça com vinte e cinco interrogações.
Eu perguntei inocentemente : “Um protocolo de qualquer pessoa serve pra mim também?”
Ele completou dizendo que tem uma pilha enorme de processos, e que com um protocolo ficava mais fácil de acompanhar. Eu supliquei: “Me ajuda Itamar, eu preciso regularizar...eu to achando muita documentação só pra ter uma certidão para correção de endereço de IPTU...”
O Itamar emendou dizendo que quem deu entrada até 31 de outubro vai conseguir. No meu caso, só em 2013 iam atualizar o IPTU. Nessa hora, na minha cabeça, eu me vi subido na mesa, dando um chute no nariz dele, pegando o computador, arrebentando tudo e tacando na parede... Mas eu fiz diferente, dei uma de político, de coitadinho e falei: “Itamar, não tem ninguém que você conhece que pode agilizar? O Lucas não trabalha aqui, me disseram que ele sabe como resolver?” Ele respondeu: “Pode deixar. Agora eu vou bem acima do Lucas. Se essa pessoa autorizar, é aquele negócio, “manda quem pode, obedece quem tem juízo”.
Eu pensei comigo, “nossa, o cara tem senso de humor, mas não sabe nem o que ele tá fazendo aqui nem que dia é hoje!!!”.

Parte 4 – No final das contas ele me mandou para outro prédio, que fica a 200 metros de onde eu estava. É pertinho, beleza. Chegando lá, uma moça de cabelo escorrido, muito atenciosa me perguntou mil coisas, leu todos os documentos véio que eu levava num envelope para cima e pra baixo e eis que ela me mandou de volta para o “Cadastro de Imóveis”...Eu não sabia, mas ao chegar no cadastro de imóveis, que fica no mesmo prédio da Receita, descobri que o Itamar É DO CADASTRO DE IMÓVEIS!!! Voltei para o ponto de partida. A essa altura do campeonato, sabia que tinha me fudido, perdido o almoço e ainda por cima ia tomar uma chuva tremenda! Não deu outra, só me fudi...

Parte 5 – Já que eu tava fudido mesmo, do nada, aproveitei que o Itamar não estava lá, pois tinha ido almoçar e deu na telha de pedir ajuda pruma senhora que ficava numa mesa bem no fundo da sala. Ela me disse que ela era do cadastro de imóveis. Sério??? Você sabe o que eu preciso fazer? Me desculpe a sinceridade, mas o Itamar é novo aqui? Ele não sabe nada do processo... Ela disse que ele era novo lá... aí entendi tudo, mas isso continuava sem resolver o meu problema. 

Que bacana, que legal! A prefeitura de Suzano está contratando mais pessoas, isso significa melhor qualidade no atendimento, certo? Claro que não, idiota. Isso é só pra enganar o contribuinte...

Essa senhora me deu uma ficha de requisição com uns dizeres do século XIX (para quem não manja, lê-se: século dezenove), que era mais ou menos assim:

- Exmo. Sr Prefeito do Município de Suzano.
 Venho por meio deste, mui respeitosamente, solicitar (...)

Me senti o Dom Pedro I, pedindo alguma coisa ao Rei de Portugal. Bom, voltando ao tempo presente, na vida real, eu tinha a missão de preencher a requisição “mui respeitosamente”, pois o prefeito é intocável, sabe como é. E a senhora me encheu de felicidade, pois ela me disse que eu só precisava de RG, CPF e matrícula do imóvel. E o Itamar, aquele asno, queria a planta do condomínio, memorial de cálculo e alvará de ocupação (Ocupe-se)? Vai tomar no cu! Ocupe-se o caralho, ele que vá se ocupar de outra coisa, ao invés de ficar enchendo o saco!

Parte 6 – Tá quase acabando... Relaxa, pois você gastou 3 minutos pra ler esse texto. Fui eu que fiquei 6 horas e meia me fodendo. Bem, fui ao banco e paguei a taxa de “expediente” no caixa eletrônico, essas maravilhas da informática.  (Nunca tinha ouvido falar dessa taxa antes). Não gastei nem 10 minutos. Eu só não contava que já eram 15h30 da tarde e que ia cair uma chuva da porra. Esperei 15 minutos e sai debaixo de chuva mesmo, tirei a cópia do comprovante, voltei no setor de Protocolo e sai de lá esperançoso de que em 10 dias úteis vou ter a certidão de valor venal por m².

Pra finalizar: A idéia é divulgar o quanto que isso é trabalhoso e que a experiência de trabalho do funcionário público faz toda a diferença. Se dependesse do Itamar, eu tava me matando atrás da planta do condomínio, da merda desse “Ocupe-se” e por aí vai.

Ufa. É isso. Valeu por ter lido. Abraço.